quarta-feira, dezembro 28, 2005

Póstero Ano Novo

Final de ano. Mais uma vez repete-se a cantilena de sempre: Feliz Natal, Próspero Ano Novo etc. etc.
Não conseguimos vislumbrar a continuidade das coisas. Tratamos o final desse período como se, por mágica, após o dia 31 de dezembro, tudo fosse ser diferente. Mas não será. Não será simplesmente porque a nossa mesmice é por demais contínua.
Não desconsidero a importância das confraternizações de final de ano, nem desmereço alguns esforços sinceros de mudanças, embora poucos. Entretanto, não consigo ver como poderemos sair do círculo vicioso de nosso estar-no-mundo sem mantermos a cabeça no agora.
Refiro-me à consciência, não ao imediatismo, este, sim, pai dileto de nossa amada (amarga, também, muitas vezes) e desagregadora rotina.
Sinto uma necessidade cada vez maior de tentar manter-me consciente de tudo que se passa comigo e à minha volta. E não estou falando de uma conscientização político-partidária, ou qualquer coisa que o valha. Falo da procura do ser por si mesmo, da educação das emoções, da razão, ou, em melhor termo, da inteligência em seu sentido pleno e multivariadas manifestações.
Não há qualquer pretensão de minha parte em pontificar uma verdade incontestável com essas afirmações. Apenas desejo escrever sobre isso como forma de manter o referido exercício de auto-conscientização. E convidar outros a fazerem o mesmo, caso considerem interessante fazê-lo.
Por isso, vou tentar ver as coisas em termos de continuidade. Somente.
Por isso, não vou desejar a todos um Próspero Ano Novo, mas um Póstero Ano Novo.
Posterior como um capítulo de livro que sucede a outro e forma a obra toda. E em que o escritor/editor/leitor, coloca o melhor de seu sangue, suor, inteligência e sentimentos em cada livro, cada tomo, cada capítulo, cada período, cada frase, cada palavra, cada letra...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que você não desejou um "póstumo ano novo"!!! Brincadeiras à parte, acho que você vai encontrar muitos subsídios para a sua busca na obra do espírito Hammed, em especial nos livros Renovando Atitudes, As Dores da Alma, Os Prazeres da Alma e Um Modo de Entender.
Um abraço saudoso,
do amigo de sempre.
P.S.: Nosso amigo Bigo está aqui em Salvador. Precisamos marcar um encontro via MSN...