sábado, setembro 09, 2006

Liberdade de Expressão

"O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter." (Cláudio Abramo, 1923-1987)

A mordaça imposta pelo Senador José Sarney à jornalista Alcinéa Cavalcante, retirando seu blog do ar, via TSE, a quem suplicou e teve acesso imediato, como todo humilde componente deste imparcialíssimo País, é muito justa e oportuna. Afinal de contas, como poderia brigar com uma poderosa magnata das comunicações, sendo ele um simples cidadão compromissado com as necessidades do seu povo, a ponto de adotar a vida nômade, mudando seu domicílio político do Maranhão para o Amapá, apenas para beneficiar a população local? Será que essa senhora é destituída de juízo? Ou seu coração está referto de ódio gratuito? Tal afronta imposta a um dos mais célebres dignitários da nação, e a quem esta deve muito, é simplesmente aviltante! Como disse o Senador, os blogueiros são uma raça de marginais que formam uma rede difamatória na Internet e, presumo eu em seu lugar, com isso, só prejudicam o desenvolvimento da democracia. Concordo plenamente com o Senador. Os blogueiros escondem-se atrás de seus PC's de última geração, sentados em suas luxuosas poltronas, arquitetando ofensivas infundadas aos lídimos políticos brasileiros, dignos da mais supina gratidão nacional. Escondidos atrás de suas penas, quer dizer, seus teclados, mobilizam um sem-número de asseclas de colarinho-branco, silenciosos e virtuais, que lançam uma tempestade de bits nos olhos dos incautos (e)leitores que, ingênuos, apesar de muito cultos (de acordo com os nossos belos índices educacionais), se deixam ludibriar por suas mentiras e se esquecem de todos os grandes benefícios da véspera, lançando dejetos e infâmia nos rostos e currículos de homens e mulheres impolutos. A sorte é que, a bem da "Ordem" e do "Progresso", possuímos organismos mantenedores da cultura e do saber que defendem os valores nacionais e os princípios pétreos da democracia, exaltando essas colunas inquebrantáveis da moral e dos bons costumes, que são os políticos e intelectuais como o Senador Sarney - este sim um verdadeiro escritor, porque, afinal, não se camufla atrás de um blog, esta instituição reacionária e covarde. Daí aproveitarmos para dizer a essa senhora que NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, ela fará parte do panteão da Academia Brasileira de Letras, cujo nobre fardão é envergado por esse grande promotor da Verdade e da Justiça!
Vida longa ao Senador José Sarney! Vida longa à liberdade de expressão!
...
PS: Aqui está o blog novo de Alcinéa Cavalcante, que será devidamente linkado aqui, nestas Teorias: http://alcineacavalcante.blogspot.com/.

8 comentários:

@David_Nobrega disse...

ahahaha
Adorei!

Anônimo disse...

Puxa vida.......
O q eu posso dizer diante de tão brilhante escrito??
Amigo, eu quero o meu exemplar autografado, heim?????
Quero ser a primeira a adquirir a sua obra....
Vc é excepcional...

Anônimo disse...

Vida longa aos corajosos! Que não se curvam diante da pena! Citando o poeta Fernando Pessoa, "tudo vale a pena se a ALMA não é pequena"! Adorei, Ricardo! Vou ser frequentadora do seu blog!

Rafael Melo disse...

"Versos ofídicos" diz:
Pai, afasta de mim esse cale-se!

Tuka disse...

Querido, me deixa seu e-mail nos comentários da Casa que te mando o selinho anti-plágio com todo prazer!

E quanto ao seu post... Todo dia a gente tem provas de que as mordaças não ficaram lá atrás nos anos de ditadura. Vide Fernando Morais né?

Anônimo disse...

Olá Ricardo,
Obrigada pela visita ao meu blog, desculpa a demora em me pronunciar.
Virei aqui outras vezes. Volte sempre.

PopZen disse...

Amigo, os dois últimos textos estão ótimos. Devem entrar para o livro ;)
Queria eu escrever tão bem... Um dia chego lá.
Nem sabia disso que está acontecendo no Macapá. Ando tão desinformado. Um absurdo!
E Xô Sarney! Do Macapá? Não... Do Brasil, por exemplo, seria uma ótima idéia...

Tuka disse...

Querido, no post de domingo falo do tal "detector" de como as pessoas chegam no blog.

Passa lá.

Beijos!