terça-feira, abril 25, 2006

O Que Há De Errado Com Meu Coração?

Meu Coração anda descompassado. Parece que vai sair pela boca. Acho que é aquela velha brisa voltando, só que de cara nova. É tão bom que esteja assim...
O problema é que, na intimidade de minha governança, meu Cérebro, um Ministro da Defesa austero e conservador, continua em conflito com ele. Parece que nunca vão chegar a um acordo satisfatório, a um armistício promotor da paz interna.
Enquanto isso, fico entre os portentosos golpes que desferem um no outro e acabo me defendendo, mesmo sem querer. Graças a isso, a dissonância cognitiva róe-me, por dentro, ao parir, em mim, a incerteza. É difícil decidir assim. Vejo, percebo e sinto muitas coisas de um ângulo incerto. Assim, ouso quando deveria recuar, recuo quando deveria ousar e, mesmo agindo, permaneço estático, sem avançar o quanto gostaria. É um acordo difícil de estabelecer, um equilíbrio distante. Não sei quando vou conseguir.
O primeiro, arauto da minha intimidade, quer divulgar decretos novos, mandamentos para um novo governo, suave e arrebatador. Argumenta serem imprescindíveis diretrizes condizentes com um novo tempo de promoção da liberdade para a manifestação plena da delicadeza, a fim de que meu reino se encha de estesia e significado. O segundo, intimida-me com sua coerção ideológica e suas análises críticas sobre meus postos de fronteira, dizendo ser todos frágeis e desprovidos de dados dos imigrantes que pretendem - ao que parece - entrar. Outro dia disse-me: "Toda brisa principia um furacão. É preciso ter cuidado!". Meu Coração, por outro lado, afirma-me: "Todo furacão saneia o ar, tornando-o agradável. É imprescindível se arriscar!"
Eis meu imbróglio diplomático. Meu paradoxo interno. A quem ouvir? Não sei. Ainda não sei. Mas saberei, em breve.
Porém, penso: "O que pode haver de errado com meu Coração e sua agradável proposta?" Preciso de mais conselheiros, gente de minha confiança ao meu lado, nessa hora. Por isso, caro leitor, pergunto-lhe: "O que há de errado com meu Coração?"

9 comentários:

Anônimo disse...

Hum!!! isso está com ar de emoção!!! acho que não há nada errado com seu coração, somente o amor que não cabe em si...
Pelo sim ou pelo não na hora da alegria ou da dor, não sei se conseguirei ser toda CORAÇÂO, mas me esforçarei para ser toda, OUVIDO!
Lila

Anônimo disse...

Fala!!
O coração está sempre certo...ele é o dono da intuição e é quem guarda o seu destino mais feliz, apontando todos os caminhos que devemos seguir.
Não há nada errado com o coração...ele só aponta o caminho, avisa se está certo ou errado...quem decide ir em frente não é ele...mas, é preciso confiar no que ele diz pra andarmos.
Abraço!

Anônimo disse...

Um dia um coração que se considerava maduro, já cansado dos enfrentamentos da vida resolve perguntar ao cérebro, um amigo que sempre se posicionou ao seu lado, não necessariamente, aceitando cegamente as decisões do seu amigo, ao contrário, agindo com a razão: "- Caro amigo! Sinto-me cansado devido as nossas posições antagônicas quanto ao modo de sentir a vida! Resolví então que todas as decisões agora serão tomadas por você!"... Ouvindo isso o cérebro compassivamente retrucou: "- Querido amigo! Sei que muitas vezes não simpatizas com as minhas idéias e decisões! Mas quantas vezes foste tu que me impediste de ser duro e implacável! Quantas vezes também te salvei de decisões equivocadas! Não podemos viver um sem o outro! É assim a vontade do criador na sua sabedoria infinita!"

Anônimo disse...

Amigo, você não tem nada de errado... Ao contrário, vive tendo os mesmos dilemas de qualquer ser humano. A questão é que em você isso parece mais intenso!!
Considerando a distância que nos encontramos um do outro e a minha falta de jeito para lidar com o mesmo assunto, eu serei ousada em lhe dizer que você pensa demais. A razão, nesses casos, torna tudo obscuro com todas as indagações que levanta. Você precisa aprender a sentir... Espero que essa seja a hora certa! Boa sorte!!!

Anselmo disse...

Por que? Ele por acaso parou? Não? Então, acho que de "errado" nada... a não ser que no seu planeta emoções humanas não sejam muito corriqueiras...

Sempre que me encontro em rebuliço como o seu, me pergunto: "por que eu quis assim?" e logo conlcluo: "nunca mais farei isso novamente"... mas este espirito de Scarlet Ohara dos sentimentos logo vai embora quando me sinto só e carente... e fico implorando por rebuliços, mesmo que me façam doer por dentro... imploramos sempre por aquilo com que nunca sabemos conviver... nós e esses nossos estranhos corações e mentes...

Anônimo disse...

Gostei da metáfora...
Olha, isso q vc está sentindo é invejável...Ui, como é bom essa dúvida, como é bom essa incerteza, como é bom esse misto de dor e alegria, paixão e insegurança...
Só quem há tempos não sente nada igual é q pode te invejar!!
Às vezes penso q é disso q a vida se move e quem não sente esse "descompasso" tá incompleto, frustrado e lhe falta um pedacinho a ser preenchido. Considere-se um cara muito feliz!!
Te invejo!

Anônimo disse...

Nossa!!!! Apesar de ser sua super amiga, cofidente e parceira de ataque, acho que não preciso escrever mais nada...
Ser humano não é muito fácil, mais é melhor do que ser uma máquina.
Viva !!!! Estamos avançando, o conflito é sinal de reflexão.
Bj

Anônimo disse...

Oi meu amigo, que impasse heim? Mas acho que ouvir o que o coração diz ainda é a melhor opção. Beijo grande. Miss Pooh.

Jacqueline Jack disse...

Obrigada pelo comment Ricardo. Tá chegando a hora hein?:)
Beijo